Mas vamos combinar, nada funciona por igual para todo mundo. Eu que sou branquinha, se usar muito amarelo, laranja, fico com cara de quem está com hepatite. Agora, a blogueira "X" que eu vi usando no blog dela, ficou linda.
Consciência é uma coisa que falta na cabeça das pessoas e POR FAVOR, um grande e belo espelho que dê para ver o corpo todo. #prontofalei
Então, pensando com os meus botões resolvi, pegar alguns exemplos e falar "olha, não fica legal para quem tem pernas grossas", " essa peça fica melhor para quem é assim".. e por ai vai.
Não sou stylist, fashion bla bla, mas é sempre bom dar umas dicas que podem ajudar.
Estamos oficialmente no OUTONO. As temperaturas começam a baixar, fica friozinho durante a noite e bem cedinho de manhã - pelo menos pros lados de cá, para quem não sabe moro no Interior de SP. E durante o dia, faz um calor, que parece verão.
No Brasil é um pouco complicado ditar as roupas para cada estação, ainda mais quando para o Outono se fala em peças de couro, lã, casacos e afins. Dá até uma coisa estranha só de pensar em usar peças assim. Mas o brasileiro é bem criativo e acaba adaptando a moda no seu dia-a-dia, só falta aprender a adaptar direito.
No site da Elle Magazine, tem um espaço dedicado às Fasion Weeks do mundo, só clicar no link e ele te leva até a SPFW. Todo o conceito de Outono foi inspirado em peças dos anos 30, 40, 50, 60 e atual, 2012. Veremos muitas calças altas, franjas (estilo melindrosas, burlescas, etc), transparências e casacos (muitos casacos), sem contar as peças que foram inspiradas no guarda-roupa masculino - que acabam sendo parte das épocas citadas.
Olhando os desfiles, resolvi escolher algumas peças de empresas que criam para gente como a gente.
No lado esquerdo, no menu tem o Minas Trend Preview e foi de lá que escolhi as peças. Todas as peças são de Ronaldo Fraga e são do desfile de abertura.
Escolhi as seguintes, pois são as que iremos ver mais no dia-a-dia.
Por falta de informação, as pessoas se esquecem de algumas regrinhas básicas ao comprar uma camisa, que são:
- Experimente! Não compre só porque é bonito, vá até o provador e vista a camisa, feche todos os botões que ela tiver. Veja se tudo está fechado, movimente os braços, vire de um lado para o outro e veja se você se sente confortável, se ao abrir os braços como se fosse dar um abraço e sentir que está apertado, pegue um número maior. Não é vergonha nenhuma, desde que a roupa "encaixe" no seu formato de corpo. Se estiver apertado na barriga também, troque.
É péssimo encontrar com uma pessoa e não ser possível tirar os olhos dos botões quase abertos na altura do busto ou com a barriga exposta.
Se existe uma regra para quem tem numeração Plus, eu acredito que não, só cuidado com as cores. Cores claras, normalmente mas não em todos os casos, acaba engordando um pouquinho.
O que faz a pessoa escolher a peça errada? Não fechar os botões/zíper. Hã?
Isso mesmo. Um casaco/blazer só terá o caimento perfeito se você ao experimentar a peça, fechar os botões/zíper e se movimentar, abrir os braços, se sentir confortável dentro dele. Dê preferência aos que dão a famosa "acinturada". E o que isso faz? Modela a silhueta.
Se você é do tipo reto, escolha uma peça que tenha uma faixa na altura da cintura, isso vai ajudar a te dar a cintura que você deseja. Se você é do tipo pêra, tem quadris largos, esqueça a faixa, isso vai dar a impressão de quadris mais largos ainda. Se você é do tipo pêra ao contrário (bustos largos), esqueça a faixa também, ela acaba acentuando demais os bustos.
O ideal é equilibrar as partes do corpo.
É chic, moderno, todo mundo adora usar no frio. OK! Mas se não tomar cuidado, o casaco sobretudo vai te deixar menor do que parece.
Dica: Procure casacos que o tamanho pare na metade da coxa, com certeza vai ser o comprimento que estará certo. Maior do que isso, procure outro.
Para ele vale também fechar todos os botões e sentir-se está confortável, se a peça que você experimentar te deixar com ombros muito largos, procure outra, tente até achar uma que "encaixe" no seu tipo de corpo.
Os que não tem gola são mais fáceis de usar com cachecóis, lenços, pashminas; se a gola for pequena, se for estilo blazer masculino, também dá; se for maxi-gola, cuidado para não exagerar na dose. Lembre-se, menos é mais.
Todo cuidado é pouco quando quiser adquirir uma peça dessas, principalmente blusas. Algumas têm transparência do busto para cima. Ahã, e daí? Você pergunta. E eu te respondo com: "Você tem sutiã para usar com essa blusa? Se você optar por usar sem sutiã, qual a sustentação que vai dar para suas mamas não ficarem caídas e o "farol" não ficar aceso?" Te peguei né? Sem mais comentários.
Algumas têm transparência do busto para baixo. Não vai perguntar? OK! Eu respondo mesmo assim. Não pergunte a si mesma, pergunte para a sua irmã, porque com certeza ela vai te dar a resposta certa: "O que você acha?" Se a cara for um "ahmmm, tá legal.", tira e troca. (ponto final)
Uma dica, para quem quer usar mas não tem coragem de mostrar a pele por baixo, coloque uma camiseta segunda pele, preferência de microfibra no tom da sua pele.
Querida leitora, transparências e barriga de fora, só se você tiver barriga enxuta. #prontofalei
Não sou expert, mas procuro entender como as peças funcionam para não fazer feio em lugar nenhum. É bom se preocupar com a imagem que vai passar, mas sem deixar de ser você mesma. #fica a dica
Você pode usar de tudo, desde que saiba como usar e que não seja vulgar.
Se você quer respeito, se dê o respeito em primeiro lugar. (Ai!, risos)
Eu volto... por enquanto, é só.
Carlinha