Corretivos... sabe usar? - Bem Complicadinhas
 
Dicas de makeup são sempre bem vindas. Escolher os produtos certos, é que é um problema. SÉRIO!

Uma dica pessoal: NÃO VAI NA ONDA DE VENDEDORAS... principalmente na hora de experimentar base, corretivo e pó. Sabe porquê? Explico. 
Base, corretivo e pó tem que se aproximar o máximo possível da cor da sua pele. Tem que experimentar esses produtos direto no rosto, não nos punhos, costas das mãos e pescoço. PelamordeDeus! Se você experimentar o produto nessas partes OU vai parecer um palhaço pq a cor vai ser mais clara OU a cor vai ficar mais escura e putz, todo mundo vai perceber. TEM QUE EXPERIMENTAR NO ROSTO! #ficaadica

Massss .... corretivo normalmente é uma história a parte e é dele que vou falar hoje.

O corretivo é um super aliado na hora da maquiagem, pois é ele que ajuda a esconder as imperfeições que (infelizmente) temos, como olheiras pretas ou bolsinhas, marcas de espinha, vermelhidões, entre outros. 
Mas escolher o corretivo nem sempre é tarefa fácil. Deve-se sempre lembrar que o corretivo tem que se aproximar o máximo possível da cor da sua pele. Por isso TEM QUE EXPERIMENTAR NO ROSTO. Melhor ainda se você puder aplicar nas áreas que mais te incomodam, como as olheiras por exemplo. 
A textura ideal vai depender do seu tipo de pele. Vejamos:
- Para peles mistas/oleosas: opte pelos corretivos mais cremosos, pois eles contém substâncias hidratantes que dão um certo conforto a pele quando aplicados;
- Para peles normais/secas: opte pelos líquidos ou cremosos, eles têm propriedades emolientes; deve-se evitar corretivos de bastão, pois pode craquelar;
- Para peles mais maduras, com linhas de expressão médias: opte pelos líquidos, que normalmente tem mais água, tem uma boa cobertura dando um efeito natural;
- Para peles mais novas, lisas e firmes: opte pelo bastão, são ótimos para cobrir olheiras leves e sinais de acne. 
- Para camuflar áreas pequenas e espinhas: opte pelo lápis, próprios para áreas pequenas - mas cuidado para não exagerar senão o resultado é o contrário do desejado.


Mas e quando o corretivo que eu comprei não funcionou como eu esperava? 
Dependendo de qual é a função que você esta usando o corretivo, a cor que você comprou precisa de um complemento. Hã? Como assim? Explico novamente. 
A nossa pele tem uma tonalidade marrom (mesmo as peles mais branquinhas) e é composta basicamente pelas cores: AMARELO, VERMELHO e AZUL. Quando o corretivo que é da nossa cor mesmo, aparentemente não funciona, você precisa de um outro corretivo, para ajudar na correção e fazer com que a pele fique com a aparência desejada.

Existem no mercado algumas opções de corretivos coloridos que complementam a cor que está "faltando" para dar um acabamento perfeito. 
Vamos aos exemplos.
Picture
Yellow - NYX
A cor mais procurada dos corretivos coloridos é o Yellow / Amarelo. Tem um corretivo Yellow da MK® maravilhoso, vale a pena conferir.
Para que serve? Camufla olheiras arroxeadas e avermelhadas. 
Vamos entender. 
A olheira normalmente é roxa ou azulada, que é composto por:
AZUL +  VERMELHO = ROXO 

A cor que falta para misturar ao roxo para voltar a tonalidade marrom, é o?  AMARELO 

Mas atenção, quem tem tonalidade de pele negra, os corretivos amarelos vão fazer o contrário do desejado. Cores como Bronze 1 e 2 da MK® vão funcionar melhor. OK?  

Picture
Green - NYX
Apresento a cor verde. 

Qual a função dele? 
Camuflar acne inflamada (espinhas vermelhas), manchas de sol e rosáceas (vermelhidão e rubor que aparece com mais frequência nas bochechas e nariz).


Picture
Lavender - NYX
Apresento a cor lavanda ou lilás.

Qual a função dele? 
Camuflar as manchas alaranjadas como as de excesso de sol. Há alguns que falem que é bom para peles amareladas. 




 

Picture
Orange - NYX
Apresento a cor laranja. 

Qual a função dele?
Camuflar olheiras intensas arroxeadas ou azuladas. 

Picture
Camo Quad Color Corrector - Coastal Scents
Essa é uma paleta de coretivos da Coastal Scents, tem 3 cores que falamos aqui e uma última que não tem na NYX que é o Azul. 

Qual a função dele?
Camufla áreas com tons alaranjados típicos de bronzeamento intenso. 


Tem a cor vermelha, mas eu não consegui encontrar um corretivo vermelho aqui pra mostrar pra vocês. Fiquei triste, porque queria ver também. 
Mas enfim, o vermelho tem a seguinte função: Cobrir manchinhas brancas como as senis (pontos brancos mínimos) ou melasmas claros (manchas mais claras que o tom da pele).


Picture
Black - Coastal Scents
Há ainda a cor preta. Isso mesmo, corretivo preto. 
Serve para o seguinte, você quer dar uma escurecida na base ou corretivo que já tem, coloca uma gotinha ou duas, mistura tudo e aplica no rosto. 
Mas todo cuidado é pouco. Gente, é um corretivo líquido PRETO. Não preciso falar mais nada, néam? 



Depois do corretivo aplica-se a base e pó, se você tem pele normal a seca, nem sempre é preciso usar o pó, se for usar, uma camada fina para segurar a base no rosto é suficiente. Pelas mistas e oleosas, é praticamente mandatório passar o pó em cima da base, mesmo usando uma base especifica (sem óleo), a pele ainda assim produz óleo e vai passar por toda maquiagem. E ninguém gosta de maquiagem escorrendo. 
Agora na época do verão (com chuva, vai entender... to dormindo com 2 cobertas!!) até as peles secas devem passar o pó em cima da base pois é natural suarmos. 

Estou preparando um post super legal sobre bases. Aguarde!!! 


Ficou alguma dúvida ainda? Manda e-mail, coloca a pergunta aqui nos comentários. Não somos experts no assunto, mas vamos dar um jeitinho de te ajudar. Nem que eu tenha que mandar a pergunta pros especialistas da MAC, rs. =)

Gostaram? Dá uma luz, né? 

Carlinha
Bruna Muniz
1/17/2012 02:15:06 am

coloquei esse post nos favoritos...
quando for precisar do corretivo vou usar como consulta pra o que eu to precisando no momento! kkkkkkkkkkkkk
adorei carlinha!!!
beijos

Reply
Carlinha
1/17/2012 02:21:18 am

É um post pra até eu salvar nos favoritos ... rsrsrsrs... nem eu lembro tudo de cabeça como funciona oq.. =)))

Mas é muito bom né?

Reply
Ana Amélia
1/20/2012 04:09:27 am

Adorei o post! Super útil!!

Reply



Leave a Reply.